Elderly%20Couple%20Practising%20Yoga_edited.jpg
 

MEDICINA INTERVENCIONISTA DA DOR

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE

A terapia por ondas de choque extracorpórea tem sido usada na ortopedia desde a década de 90. Atualmente, seu uso tem demonstrado excelentes resultados em regiões dolorosas do corpo. Quando aplicadas, as ondas de choque podem acelerar o metabolismo e circulação sanguínea, levando mais nutrientes a região, agindo de forma curativa. Na maioria dos casos, as dores podem amenizar ou até mesmo cessar com três a cinco sessões de 10 a 15 minutos.


A terapia de ondas de choque extracorpórea pode ser usada para tratamento de vários tipos de dor, como a dor miofascial dos antebraços (pontos gatilho), epicondilite lateral (Cotovelo do golfista), epicondilite medial (Cotovelo do tenista), tendinite patelar (Jumper’s knee), canelite (Síndrome do estresse medial tibial), tendinite do Aquiles (dor no tendão de Aquiles), fascite plantar, esporão do calcâneo, dor no ombro (pontos gatilho no ombro, tendinite calcária no ombro, bursite no ombro), dor cervical crônica (artrose da coluna cervical, espondilose cervical, estenose cervical, radiculopatia cervical, hérnia de disco cervical), dor lombar baixa, dorsalgia crônica (dor nas costas), ciatalgia (inflamação do nervo ciático), tendinite do quadril, bursite do quadril, pseudoartrose, lesões musculares devido a esportes competitivos ou esforços físicos do dia-a-dia, metatarsalgia, neuroma de Morton, síndrome do trato íleotibial, fraturas por estresse.



shutterstock_1457964989.jpg

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

O ácido hialurônico é um gel viscoso, que está presente no líquido dos joelhos. A infiltração com ácido hialurônico é uma boa opção para alívio das dores nas articulações. Muito usada no tratamento da artrose no joelho, a medicação também tem demonstrado bons resultados no tornozelo, quadril, cotovelo, ombro e até na artrose das mãos (rizartrose).

O procedimento é realizado no consultório e consiste em aplicação única ou aplicações seriadas, e a melhora dor e da inflamação ocorre geralmente em 6-8 semanas. A fisioterapia em conjunto com a viscosuplementação é muito importante para a melhora da dor e função do joelho do paciente, apresentando um efeito sinérgico no tratamento.

shutterstock_1258510906.jpg

BLOQUEIOS ANESTÉSICOS

Um dos tratamentos disponíveis para pacientes com dores crônicas nos joelhos é o bloqueio dos nervos dos joelhos (nervos geniculares). Esse procedimento é realizado em pacientes que não tiveram sucesso com o tratamento clínico conservador, pacientes que não querem ser submetidos a cirurgia ou que já foram submetidos a cirurgias no joelho e ainda assim mantém dor nessa região.

Primeiramente é realizado um bloqueio teste com injeção de anestésico diretamente na região do nervo genicular, guiado por ultrassom ou radioscopia. Se o paciente apresentar redução da dor maior que 50%, poderá realizar o bloqueio dos nervos geniculares com auxílio de radiofrequência.

O uso da tecnologia de radiofrequência permite criar uma lesão térmica controlada nos nervos que transmitem a dor. Os resultados podem variar, porém o tratamento é eficaz e a redução da dor pode durar vários meses.


O bloqueio anestésico não se limita apenas ao tratamento das dores crônicas dos joelhos, ele também pode ser realizado em pacientes com dor cervical, dorsal ou lombar, dor nos cotovelos e dor nos ombros, dor nos quadris, dor nos tornozelos e dor nos pés.

shutterstock_729072025_edited.jpg